Resenha de livro: Autenticidade: tudo que os consumidores realmente querem

Autores

  • Luiz Gonzaga Godoi Trigo Ciências e Humanidades da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i1.98

Resumo

Resenha do livro:

GILMORE, James H.; PINE II, B. Joseph. Autenticidade: Tudo o que os consumidores realmente querem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Os autores ficaram conhecidos no Brasil com seu livro “O espetáculo dos negócios” (1999), onde eles comentam a Sociedade da experiência, um termo valioso para quem trabalha ou pesquisa lazer, entretenimento, turismo e outras atividades do setor de serviços, mais ligadas ao prazer.

Este último livro de Pine e Gilmore é importante por discutir, de maneira competente, o que é real ou virtual nas sociedades informatizadas e marcadas pelas citações e reciclagens que a pós-modernidade (ou a hipermodernidade de Lipovetsky, se preferirem) nos lega em períodos de modismos que percorrem setores do planeta a cada ciclo de lucros auto-receitados ou delírios acadêmico-corporativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Ciências e Humanidades da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil.

Professor associado do curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Graduado em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983), licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991) e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É Livre Docente em Lazer e Turismo pela ECA/USP (2003). Foi diretor de turismo da Prefeitura de Campinas (1989-1991), diretor e assessor de turismo e hotelaria do Senac-SP (1995-2004) e professor da PUC-Campinas (1988-2007). É membro da Congregação da EACH/USP e coordenador do projeto "Caminhos do Futuro", entre o Ministério do Turismo e o Núcleo de Lazer e Turismo da USP. Foi um dos membros da Comissão de Turismo do Ministério da Educação para o ENADE (2006). Publicou 12 livros e centenas de artigos e capítulos de livros nas áreas de viagens e turismo, educação e entretenimento. Possui experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, educação, sociedade, política e entretenimento, sociologia do lazer (currículo atualizado em 06/10/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0322089095908308

Downloads

Publicado

2008-01-01

Como Citar

Trigo, L. G. G. (2008). Resenha de livro: Autenticidade: tudo que os consumidores realmente querem. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 2(1), 143–145. https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i1.98

Edição

Seção

Resenhas