A disciplina de Planejamento Turístico no Ensino Superior de Turismo: das influências aos novos desafios

Autores

  • Carlos Eduardo Silveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil
  • Juliana Medaglia Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i1.96

Palavras-chave:

Turismo. Planejamento. Docência em Turismo. Ensino Superior. Mercado de Planejamento Turístico.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com os professores da disciplina de Planejamento Turístico dos cursos superiores de Turismo de Curitiba e as conseqüentes reflexões sobre os resultados. Os objetivos principais desta pesquisa foram conhecer o perfil dos professores e sua opinião sobre Planejamento Turístico a fim de levantar a situação atual da disciplina e buscar relações entre os conteúdos e métodos aplicados nas diferentes Instituições de Ensino Superior e a visão dos respondentes acerca da atuação dos egressos no mercado de trabalho. A pesquisa baseou-se em método qualitativo, tendo como instrumento entrevistas pessoais individuais, e por não buscar confirmação de hipóteses previamente estabelecidas, tratou-se de um estudo exploratório. As principais conclusões dizem respeito às distintas denominações que possuem as IES; destacam a superioridade de carga-horária da UFPR em relação às instituições privadas; a relação do Planejamento Turístico com as políticas públicas; o caráter teórico-prático do ensino da disciplina; a limitação bibliográfica recente e o baixo interesse dos egressos pela atuação na área.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Silveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1994), mestre em Tourism In Developing Countries - University of Strathclyde (2001), reconhecido no Brasil pela ECA/USP e cursa o doutorado em Gestión y Desarrollo Turístico Sostenible na Universidad de Málaga desde 2004.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4985906077402962

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil

Graduado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (1988), com especialização em Marketing e Finanças na Área Int pela Societá Italiana Per L'organizzazzione Internazzionale (1988), Aperfeiçoamento em Economia do Turismo pela Universitá Comerciale Luiggi Bocconi (1989), mestrado em Gestão do Turismo pela Scuola Superiore Del Commercio Del Turismo i Dei Servizzi (1989) e doutorado em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2820622668034670

Juliana Medaglia, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (1998), com especialização em Marketing Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Comunicación y Turismo - Universidad de Malaga (2005).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5292267261816076

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Publicado

2007-12-01

Como Citar

Silveira, C. E., Gândara, J. M. G., & Medaglia, J. (2007). A disciplina de Planejamento Turístico no Ensino Superior de Turismo: das influências aos novos desafios. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 2(1), 113–133. https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i1.96

Edição

Seção

Artigos