Marketing de lugares: os recifes artificiais multifuncionais como proposta de atração turística

Autores

  • Marco Antonio Moraes Ocke FEA - FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA USP
  • Ana Akemi Ikeda

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i3.519

Palavras-chave:

Marketing de Localidade, Turismo, Atrações, Recifes Artificiais Multifuncionais.

Resumo

O marketing de localidade enfoca a utilização das atividades de marketing como forma de alavancar o desenvolvimento socioeconômico de cidades, estados e países e, neste contexto, as atrações de uma determinada localidade são essenciais para o incremento turístico da região. A partir da revisão de literatura dos conceitos e tipologias das atrações, este artigo tem o objetivo de sugerir a convergência dos conceitos de atração natural e atração artificial aplicada aos recifes artificiais multifuncionais e descrever sua natureza híbrida de recuperação de áreas degradadas pela erosão costeira, aumento da biodiversidade marinha e a capacidade de melhoraria na qualidade de ondas para a prática do surfe, resultando em incremento do fluxo turístico para a localidade. A pesquisa utiliza o método de estudo de casos de regiões que investiram na implantação dos recifes artificiais multifuncionais para diferentes propósitos e os resultados apontam para uma dinâmica de possibilidades de implantação destas estruturas no que tange a melhoria de áreas costeiras gerando impacto positivo sobre o turismo e desenvolvimento socioeconômico dessas regiões. Neste contexto, este artigo considera a possibilidade de implantação dos recifes artificiais multifuncionais na costa brasileira como proposta de atrair visitantes e promover benefícios à localidade receptora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Moraes Ocke, FEA - FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA USP

Doutorando em Marketing pela FEA USP. Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie, Pós-Graduado em Letras e Mestre em Comunicação e Mídia pela Universidade Paulista. Docente da Universidade Bandeirante Brasil desde 2006, lecionando e coordenando disciplinas relacionadas à Comunicação e Marketing nos Cursos Superiores de Turismo e Hotelaria. Experiência na coordenação de cursos empresariais, produção de conteúdo e desenvolvimento de material didático para cursos presenciais e a distância em IES e Universidades Corporativas.

Ana Akemi Ikeda

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA-USP.

Downloads

Publicado

2013-11-28

Como Citar

Ocke, M. A. M., & Ikeda, A. A. (2013). Marketing de lugares: os recifes artificiais multifuncionais como proposta de atração turística. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 7(3), 496–512. https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i3.519

Edição

Seção

Artigos