O TERRITÓRIO EM MOVIMENTO NO ASSENTAMENTO RURAL SUL BONITO EM ITAQUIRAÍ/MS: A PRÁTICA TURÍSTICA NA PRAIA DA AMIZADE

Autores

  • Daiane Alencar Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edvaldo Cesar Moretti Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i2.417

Palavras-chave:

Turismo. Território. Assentamento rural.

Resumo

O objetivo central apresentado no texto é o de compreender o território rural e seus movimentos a partir da atividade turística. As transformações ocorridas no território do assentamento rural podem ser identificadas por meio das relações que estão sendo desenvolvidas nessa área, principalmente em relação às práticas produtivas. O assentamento rural Sul Bonito constitui-se de 421 famílias que foram assentadas em dezembro de 1996. Localizado no município de Itaquiraí, Mato Grosso do Sul, esse assentamento apresenta-se como um referencial na região quanto a alternativas de produção para os assentados. A atividade turística tem sido colocada como uma dessas alternativas produtivas, capaz de proporcionar uma renda extra às famílias assentadas, tendo em vista que o maior atrativo da região, a chamada Praia da Amizade, está localizado dentro do assentamento.

A intenção, portanto, é analisar como o turismo movimenta e modifica o território rural do assentamento, sendo capaz de constituir novas relações e ter seu desenvolvimento priorizado pelo poder público, por se caracterizar como uma nova fonte de renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Alencar Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Docente contratada do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Campo Grande. Membro do Grupo de Pesquisa Território e Ambiente vinculado ao Laboratório de Pesquisas Territoriais da UFGD (desde 2005).

Edvaldo Cesar Moretti, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Doutor da Universidade Federal da Grande Dourados, curso de Geografia da Faculdade de Ciências Humanas. Coordenador do Grupo de Pesquisa Território e Ambiente e do Laboratório de Pesquisas Territoriais da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2011-09-06

Como Citar

Silva, D. A., & Moretti, E. C. (2011). O TERRITÓRIO EM MOVIMENTO NO ASSENTAMENTO RURAL SUL BONITO EM ITAQUIRAÍ/MS: A PRÁTICA TURÍSTICA NA PRAIA DA AMIZADE. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 5(2). https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i2.417

Edição

Seção

Artigos