Estruturação de Matriz de Impactos do Turismo: o caso do Agroturismo do Município de Santa Rosa de Lima/SC

Autores

  • Paulo dos Santos Pires
  • Francisco Antonio dos Anjos
  • Yolanda Flores e Silva Universidade do Vale do Itajaí
  • Josildete Pereira de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.135

Palavras-chave:

Turismo. Agroturismo. Impactos do turismo. Matriz de Impactos do Turismo.

Resumo

O desenvolvimento do turismo em áreas rurais e a avaliação de impactos no contexto do planejamento ambiental e ordenamento do território, constituem os dois principais eixos temáticos deste artigo que tem como objetivo estruturar uma matriz de impactos do turismo, adaptada do modelo universal da matriz de Leopold e aplicada ao município de Santa Rosa de Lima-SC, Brasil. A matriz contém em sua estrutura todas as atuações humanas relacionadas ao desenvolvimento do turismo (eixo vertical), bem como os âmbitos biofísico, sócio-cultural e econômico, potencialmente afetados por este desenvolvimento (eixo horizontal). A estruturação da matriz de impactos é produto de uma abordagem multi e interdisciplinar de uma pesquisa concluída em 2007, intitulada “Impactos e Riscos do Turismo nas Encostas da Serra Geral Catarinense - o caso de Santa Rosa de Lima”. Como consideração final, aponta-se a perspectiva da aplicação propriamente dita da matriz de impactos, com a atribuição de valores de magnitude e de importância para cada atuação humana em cada âmbito afetado, ao mesmo tempo que se constata a escassez de literatura nacional e internacional sobre a aplicação de modelos matriciais para a avaliação de impactos da atividade turística, fato este que também instiga uma futura investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo dos Santos Pires

Graduado em Engenharia Florestal pela UFSM-RS; Pós-Graduado em Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto pela UFSM-RS; Pós Graduado em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI; Mestre em Engenharia Florestal - Área de Conservação da Natureza, pela UFPR; e Doutor em Ciências - Área de Geografia Humana, pela USP-SP. Atuação Profissional: Atuou no Serviço público municipal na área de meio ambiente; como Profissional liberal na área de Engª Florestal e Paisagismo; e atua como Professor da UNIVALI desde 1989 nos Cursos de Geografia e Turismo e Hotelaria; e Pesquisador e docente do Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria desde 1997.

É autor e editor de livros e artigos científicos na área de Ecoturismo, Turismo Sustentável e Impactos Ecológicos do Turismo. Atua como consultor ad hoc da Fundação O Boticário de Conservação à Natureza desde 1996.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3480178807550158

 

Francisco Antonio dos Anjos

Graduado em Geografia, Mestre em Geografia, Doutor em Gestão Ambiental, Pós-doutorado em Geografia Urbana/Ordenamento do Território, professor do Curso de Mestrado em Turismo e Hotelaria e do Doutorado em Administração em Turismo.

 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5675009830173154

 

Yolanda Flores e Silva, Universidade do Vale do Itajaí

Enfermeira e antropóloga. Doutora em Filosofia da Saúde, docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação Stricto sensu em Turismo e Hotelaria - Mestrado Acadêmico da Universidade do Vale do Itajaí.

 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5344296091176496

 

Josildete Pereira de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Master en Nature, Environnement, Société  e Doutorado em Geografia pela Université de Caen-Basse Normandie- França. Docente e Pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Paisagem e Morfologia do Ambiente Urbano. Possui publicações, realiza pesquisas e atividades de ensino focadas na ecologia urbana, meio ambiente urbano, turismo e meio ambiente, paisagem urbana, arquitetura paisagística, projetos de recuperação da paisagem e epistemologia do urbanismo e das ciências humanas.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6929185658172120 

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2009-06-17

Como Citar

Pires, P. dos S., Anjos, F. A. dos, Silva, Y. F. e, & Oliveira, J. P. de. (2009). Estruturação de Matriz de Impactos do Turismo: o caso do Agroturismo do Município de Santa Rosa de Lima/SC. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 3(1). https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.135

Edição

Seção

Artigos