Trabalhadores em Hotelaria e a Produção do Discurso Turístico

Autores

  • Juliana Souza Dartora Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG), Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Susana Gastal Mestrado Em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i2.86

Palavras-chave:

Turismo. Processos turísticos. Imaginário. Trabalhadores em hotelaria. Caxias do Sul/RS.

Resumo

Pesquisa exploratória realizada na cidade de Caxias do Sul/RS, que buscou analisar a produção de discursos associados ao Turismo, pelo trabalhador do setor hoteleiro local. Utilizam-se conceitos e premissas da Psicologia Social, em especial dos seus construtos ‘percepção’ e ‘atitude’, e as teorizações da Comunicação Social, sobre imaginários. A metodologia de análise também recorre à análise do conteúdo, conforme proposta por Bardin (1997), no âmbito dos estudos da Comunicação. Nos resultados, aponta-se que os sujeitos não consideram satisfatória a relação da cidade com a atividade turística, quando a mesma é comparada a outras localidades da mesma região, atribuindo o fato, entre outros, a que as demais localidades teriam maior presença na mídia e que, em Caxias do Sul, a atividade industrial seria predominante à turística. Constata-se a reprodução de um imaginário consagrado pela OMT, no qual o turismo seria associado exclusivamente ao lazer. Entretanto, a categoria turismo de negócios é recorrente na fala dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Souza Dartora, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves (FACEBG), Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Turismo pela Pontificia Universidade Catolica (2001) e Mestrado em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Tem experiência na área de Turismo, Eventos, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, caxias do sul, trabalhadores da hotelaria, indústria, turismo e psicologia (currículo atualizado em 25/02/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5568118959621192

Susana Gastal, Mestrado Em Turismo da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor, pesquisador e orientador do Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul e professor adjunto da FAMECOS/ Pontifícia Universidade Católica do RS. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, jornalismo especializado, pesquisa em turismo, pós-modernidade, imaginário e turismo cultural. Coordenada o NP Comunicação, Turismo e Hospitalidade da Intercom; o GT Produção Simbólica do Semintur. É vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) (currículo atualizado em 24/12/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0363951380330385

Downloads

Publicado

2007-12-01

Como Citar

Dartora, J. S., & Gastal, S. (2007). Trabalhadores em Hotelaria e a Produção do Discurso Turístico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 1(2), 54–71. https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i2.86

Edição

Seção

Artigos