A geração de resíduos sólidos aeroportuários e suas interfaces com o turismo: o caso do Aeroporto Hugo Cantergiani, Caxias do Sul-RS, Brasil

Autores

  • Jaciel Gustavo Kunz Universidade Federal do Rio Grande
  • Suzana Maria De Conto Universidade de Caxias do Sul
  • Morgana Klipp Demori Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.716

Palavras-chave:

Turismo. Transporte aéreo. Geração de resíduos sólidos aeroportuários. Aeroporto Hugo Cantergiani. Caxias do Sul.

Resumo

O fenômeno turístico é indissociável dos sistemas de transporte, necessitando ser estudado sob a dimensão ambiental, em especial o modal aéreo. O objetivo desta pesquisa foi investigar a situação da geração de resíduos sólidos no Aeroporto Hugo Cantergiani, situado em Caxias do Sul–RS. A pesquisa, de tipo descritivo-exploratória, envolveu levantamento documental, observação direta e caracterização de resíduos sólidos. Amostrou-se um período de dezoito dias e meio, distribuídos em três semanas/meses em 2012. A movimentação operacional no aeroporto durante a pesquisa foi de 15.543 passageiros. Foram pesados, no período, 878,76kg de resíduos, tendo sido segregados e caracterizados 606,83kg. Desse montante, cerca de 70% foram oriundos de serviços prestados no sítio aeroportuário e cerca de 30% provenientes das aeronaves. Verificou-se uma produção por passageiro em aeronaves de 30g/passageiro/viagem e no sítio aeroportuário uma produção per capita de 40g/pessoa/dia. Os componentes mais representativos foram: contaminante biológico (29,54%), matéria orgânica putrescível (27,16%), plástico (19,15%) e papel e papelão (14,04%). Estudos dessa natureza contribuem para o preenchimento de lacunas no conhecimento relacionadas à composição gravimétrica de resíduos sólidos aeroportuários, para a avaliação do impacto ambiental ocasionado pela geração desses resíduos e para o fornecimento de diretrizes voltadas a planos de gestão de resíduos sólidos em aeroportos, infraestruturas de apoio ao turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaciel Gustavo Kunz, Universidade Federal do Rio Grande

Bacharel em Turismo pela PUCRS. Mestre em Turismo pela UCS. Docente no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro do Grupo de Pesquisa “Gestão Ambiental no Turismo”.

Suzana Maria De Conto, Universidade de Caxias do Sul

Engenheira Química pela UCS e Doutora em Educação pela UFSCar. Docente no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, no Mestrado em Turismo e no Mestrado Profissional em Engenharia e Ciências Ambientais da UCS. Líder do Grupo de Pesquisa “Gestão Ambiental no Turismo”.

Morgana Klipp Demori, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental da UCS. Bolsista de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Kunz, J. G., De Conto, S. M., & Demori, M. K. (2015). A geração de resíduos sólidos aeroportuários e suas interfaces com o turismo: o caso do Aeroporto Hugo Cantergiani, Caxias do Sul-RS, Brasil. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(1), 59–75. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.716

Edição

Seção

Artigos