MOTIVADORES DE COMPRA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS: UMA TIPOLOGIA PARA O CONSUMIDOR EM AEROPORTOS

Autores

  • Jorge Brantes Ferreira Puc-Rio
  • Angilberto Sabino de Freitas Unigranrio
  • José Pedro Brilhante Rosa PUC-Rio
  • Renata Georgia Motta Kurtz PUC-Rio
  • Maria Luiza Azevedo de Carvalho PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.486

Palavras-chave:

Turismo e transporte, Aeroshopping, Travel retail, Motivadores de compra, Classificação de consumidores.

Resumo

De forma a aumentar as suas fontes de receita, os aeroportos assumem cada vez mais um papel de polo comercial. No entanto, eles se diferenciam do varejo tradicional pelas questões psicológicas e atmosféricas inerentes ao ato de viajar. Perante a escassez de estudos no Brasil voltados para o entendimento dos motivadores de compra nos aeroportos brasileiros, este estudo se propõe a investigar o comportamento de compras de passageiros brasileiros, pesquisando motivações de compra em aeroportos. Para tanto, 157 passageiros brasileiros do Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) foram convidados a participar de uma survey elaborada com base nas variáveis e constructos sugeridos por Geuens, Vantomme e Brengman (2004). Os resultados revelaram quatro dimensões de motivação de compra: duas delas ligadas às características de um aeroporto – Atmosféricas e Relacionadas ao Aeroporto – e outras duas comuns ao comportamento tradicional de compra – Social e Funcional. Baseado nas dimensões reveladas, os passageiros brasileiros foram classificados em quatro tipos distintos de consumidores: Consumidor Interativo, Consumidor Egocêntrico, Consumidor Tradicional e Consumidor Apático/Indiferente.

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Biografia do Autor

Jorge Brantes Ferreira, Puc-Rio

Graduação em Engenharia Elétrica e Doutor em Administração pelo COPPEAD. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Puc-Rio.

Angilberto Sabino de Freitas, Unigranrio

Graduação em Engenharia de produção e Doutor em Administração pela PUC-Rio. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio.

José Pedro Brilhante Rosa, PUC-Rio

Graduação em Administração pela Puc-Rio.

Renata Georgia Motta Kurtz, PUC-Rio

Graduação em Psicologia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.

Maria Luiza Azevedo de Carvalho, PUC-Rio

Graduação em Administração. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio.

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Publicado

2012-04-21

Como Citar

Ferreira, J. B., Freitas, A. S. de, Rosa, J. P. B., Kurtz, R. G. M., & Carvalho, M. L. A. de. (2012). MOTIVADORES DE COMPRA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS: UMA TIPOLOGIA PARA O CONSUMIDOR EM AEROPORTOS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 6(1), 32–47. https://doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.486

Edição

Seção

Artigos