PLANEJAMENTO TURÍSTICO E HOSPITALIDADE: O CASO DE CANCÚN, MÉXICO

Autores

  • Priscilla Gonzalez Universidade Anhembi Morumbi
  • Maria Rosário Rolfsen Salles Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i1.294

Palavras-chave:

Turismo. Projeto turístico. População Local. Hospitalidade Urbana.

Resumo

A proposta deste artigo é uma reflexão sobre os resultados decorrentes da implantação e desenvolvimento do projeto turístico da cidade de Cancún, estado de Quintana Roo, México, sob o ponto de vista da hospitalidade urbana. O objetivo é apresentar um panorama sobre o resultado da implantação e crescimento do turismo nesta cidade e o impacto no cotidiano e forma de vida dos residentes e, também, na relação destes com a cidade. A pesquisa, de caráter qualitativo, baseia-se em observações diretas, resultado da experiência de trabalho da pesquisadora na hotelaria local e como residente na cidade de Cancún durante quase cinco anos, em pesquisa bibliográfica e produções acadêmicas e também fontes oficiais, especialmente no documento Plan Maestro 2020 que serviu de base para a análise dos depoimentos colhidos em pesquisa de campo. Os resultados da pesquisa permitem avaliar as relações entre o crescimento rápido e descontrolado deste destino e suas conseqüências[1].


[1] Este artigo resultou daDissertação de Mestrado “Turismo, Planejamento e Hospitalidade: O Projeto Cancún, México”, defendida em março de 2010 na Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação da Dra. Maria do Rosário Rolfsen Salles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Gonzalez, Universidade Anhembi Morumbi

Mestra em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi; Pós-graduada em Planejamento e Marketing Turístico pelo Centro Universitário SENAC (2002); possui graduação em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996). Carreira desenvolvida na área de Turismo e Hotelaria, com experiência internacional em atendimento a clientes VIP e atuação em hotéis e resorts 5 estrelas de grande porte.

Maria Rosário Rolfsen Salles, Universidade Anhembi Morumbi

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1966), mestrado em pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974). Atualmente é professor/ orientador da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade, imigracao, cidade, turismo e são paulo.

Downloads

Publicado

2011-05-26

Como Citar

Gonzalez, P., & Rolfsen Salles, M. R. (2011). PLANEJAMENTO TURÍSTICO E HOSPITALIDADE: O CASO DE CANCÚN, MÉXICO. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 5(1). https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i1.294

Edição

Seção

Artigos