Cocriação de Valor no Turismo

Validação e Replicação de Escala em Relação à Intenção de Recomendação Boca-a-Boca

Autores

  • Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1638-630X
  • Benny Kramer Costa Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), SP, Brasil / Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1992-1160
  • Otavio Freire Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), SP, Brasil / Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9008-4273

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i2.1924

Palavras-chave:

Cocriação de valor, Lógica do dominada por serviços, Turismo, Experiências

Resumo

Este estudo teve como objetivo validar para o contexto brasileiro uma escala de cocriação de valor direcionada para o turismo (Busser & Shulga, 2018) e também mensurar os seus efeitos em relação à intenção de recomendação boca-a-boca (WoM). Os procedimentos metodológicos adotados incluíram tradução da escala original, validação de face, adaptações ao objeto de pesquisa e análise de dados por meio de modelagem de equações estruturais (MEE). A amostra compreendeu 210 turistas que vivenciaram experiências de turismo nos últimos 02 anos. O instrumento de coleta de dados foi feito pela plataforma Google Forms e submetido aos respondentes no segundo semestre de 2018. Entre os resultados: a) Todas as 5 dimensões da escala original foram suportadas nesta pesquisa (significância, colaboração, contribuição, reconhecimento e resposta afetiva) e b) a escala apresentou um R² de 0,611, explicando 61% da intenção de recomendação boca-a-boca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil.

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho (2018). Especialista (MBA) em Logística e Supply Chain pela Faculdade Metropolitanas Unidas – FMU (2016). Graduado em Administração pela Faculdade São Sebastião – FASS (2014). Atualmente é professor e escritor de Administração, e pesquisador atuando principalmente nos temas: stakeholders, cocriação de valor e capacidade absortiva. Atua também nas áreas da Educação e do Turismo.

Benny Kramer Costa, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), SP, Brasil / Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP, Brasil.

Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente). Foi Diretor, Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Esportes, da UNINOVE, desde sua criação em outubro de 2012 até março de 2017. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Foi Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia - RIAE, de sua fundação até 2014. Foi Editor-Adjunto da Podium - Sport, Tourism and Leisure Review, de 2017 até 2018. Atualmente é Editor Geral da Podium - Sport, Tourism and Leisure Review; Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq, intitulado Estratégia e Competitividade no CNPq; e Líder-Adjunto do Grupo de Pesquisa no CNPq, denominado de Gestão, Estratégia e Inovação em Atividades Criativas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, stakeholders, cocriação de valor, cenários, competitividade, implementação de estratégias e gestão de projetos. Atua também em marketing e governança, e em áreas como turismo e esporte.

Otavio Freire, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), SP, Brasil / Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), SP, Brasil.

Professor do Curso de Marketing e do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-FEA/USP). Editor Associado de Marketing do RAUSP Management Journal. Head of Science da ILUMEO MKT & COM. É doutor em Gestão da Comunicação pela USP (2009), possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996), especialização em Marketing pela ESPM (1998), mestrado em Comunicação pela Universidade Paulista (2007) e mestrado em Educação pela Universidade de Cuiabá (2002). Atua com foco em marketing, estratégia, comunicação e comportamento do consumidor

Referências

Antikainen, M., Makipaa, M., & Ahonen, M. (2010). Motivating and supporting collaboration in open innovation. European Journal of Innovation Management, 13(1), 100-119. https://doi.org/10.1108/14601061011013258.

Assiouras, I., Skourtis, G., Giannopoulos, A., Buhalis, D., & Koniordos, M. (2019). Value co-creation and customer citizenship behavior. Annals of Tourism Research, 78, 1027-1042. https://doi.org/10.1016/j.annals.2019.102742.

Binkhorst, E., & Dekker, T. (2009). Agenda for co-creation tourism experience research. Journal of Hospitality Marketing & Management, 18(2), 311–327. https://doi.org/10.1080/19368620802594193.

Brejla, P., & Gilbert, D. (2012). An exploratory use of web content analysis to understand cruise tourism services. International Journal of Tourism Research, 16(2), 1-12. https://doi.org/10.1002/jtr.1910.

Busser, J., Shulga, L. (2018). Co-created value: multidimensional scale and nomological network. Tourism Management, 65, 69-86. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.09.014.

Busser, J., & Shulga, L. (2019) Role of commercial friendship, initiation and co-creation types. Journal of Service Theory and Practice, 29(4), 488-512. https://doi.org/10.1108/JSTP-12-2018-0290.

Cabiddu, F., Lui, T., & Piccoli, G. (2013). Managing value co-creation in the tourism industry. Annals of Tourism Research, 42(XX), 86-107. https://doi.org/10.1016/j.annals.2013.01.001.

Camilleri, J., & Neuhofer, B. (2017). Value co-creation and co-destruction in the Airbnb sharing economy. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(9), 2322-2340. https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2016-0492.

Cederholm, E., & Hultman, J. (2010). The Value of Intimacy – Negotiating Commercial Relationships in Life-style Entrepreneurship. Journal of Hospitality and Tourism, 10(1), 16-32. https://doi.org/10.1080/15022250903442096.

Chan, A., Hsu, C., & Baum, T. (2015). The impact of tour service performance on tourist satisfaction and behavioral intentions: A study of Chinese tourists in Hong Kong. Journal of Travel & Tourism Marketing, 32(1-2), 18-33. https://doi.org/10.1080/10548408.2014.986010.

Chen, J., Kerr, D., Chou, C., & Ang, C. (2017). Business co-creation for service innovation in the hospitality and tourism industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(6), 1522-1540. https://doi.org/10.1108/IJCHM-06-2015-0308.

Dougherty, K., & Whitehead, A. (2011). A place to belong: small group involvement in religious congregations. Sociology of Religion, 72(1), 91-111. https://dx.doi.org/10.1093/socrel/srq067.

Edvardsson, B., Tronvoll, B., & Gruber, T. (2011). Expanding understanding of service exchange and value co-creation: a social construction approach. Journal of the Academy of Marketing Science, 39(2), 327-339. https://doi.org/10.1007/s11747-010-0200-y.

Efron, B. and Tibshirani, R.J. (1993). An Introduction to the Bootstrap. New York: Chapman and Hall.

Facco, A., Grohmann, M., & Moreira, C. (2018). Estudo sobre a importância da qualidade da experiência no consumo de serviços turísticos: o caso de um parque temático. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 8(1), 98-114. https://doi.org/10.5585/podium.v8i1.294.

Fan, D., Hsu, C., & Lin, B. (2020). Tourists' experiential value co-creation through online social contacts: Customer-dominant logic perspective. Journal of Business Research, 108, 163-173. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.11.008.

Grandy, G. (2013). An exploratory study of strategic leadership in churches. Leadership & Organization Development Journal, 34(7), 616-638. https://doi.org/10.1108/LODJ-08-2011-0081.

Hair, J., Black, W., Babin, B., & Anderson, R. (2010). Multivariate data analysis. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall.

Hartman, R. (1967). The structure of values: Foundations of scientific axiology. Carbondale, IL: Southern Illinois University Press.

Higuchi, Y., & Yamanaka, Y. (2017). Knowledge sharing between academic researchers and tourism practitioners: A Japanese study of the practical value of embeddedness, trust and cocreation. Journal of Sustainable Tourism, 25(10), 1456-1473. https://doi.org/10.1080/09669582.2017.1288733.

Hsu, A., King, D., & Buhalis, D. (2016). In-destination tour products and the disrupted tourism industry: Progress and prospects. Information Technology & Tourism, 16(4), 413-433. https://doi.org/10.1007/s40558-016-0067-y.

Johnson, A., & Neuhofer, B. (2017). Airbnb: An exploration of value co-creation experiences in Jamaica. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(9), 2361-2376. https://doi.org/10.1108/IJCHM-08-2016-0482.

Kandampully, J., Zhang, T., & Bilgihan, A. (2015). Customer loyalty: A review and future directions with a special focus on the hospitality industry. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 27(3), 379-414. https://doi.org/10.1108/IJCHM-03-2014-0151.

Kumar, V., Aksoy, L., Donkers, B., Venkatesan, R., Wiesel, T., & Tillmanns, S. (2010). Undervalued or overvalued customers: Capturing total customer engagement value. Journal of Service Research, 13(3), 297-310. https://doi.org/10.1177/1094670510375602.

Lin, Z., Chen, Y., & Filieri, R. (2017). Resident-tourist value co-creation: The role of residents' perceived tourism impacts and life satisfaction. Tourism Management, 61, 436-442. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2017.02.013

Loncaric, D., Prodan, M., & Dlacic, J. (2017). Co-creating tourist experiences to enhance customer loyalty and travel satisfaction. Tourism in Southern and Eastern Europe, 4, 321-334. https://doi.org/10.20867/tosee.04.43.

Lusch, R., & Vargo, S. (2014). Service-Dominant Logic: premises, perspectives, possibilities. Cambridge University Press.

MacKay, K., Barbe, D., Van Winkle, C., & Halpenny, E. (2017). Social media activity in a festival context: Temporal and content analysis. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(2), 669-689. https://doi.org/10.1108/IJCHM-10-2015-0618.

Maddox, R. N. (1985). Measuring satisfaction with tourism. Journal of Travel Research, 23(3), 2–5. https://doi.org/10.1177%2F1356766708090584.

Meehan, K., Lunney, T., Curran, K., & McCaughey, A. (2016). Aggregating social media data with temporal and environmental context for recommendation in a mobile tour guide system. Journal of Hospitality and Tourism Technology, 7(3), 281-299. https://doi.org/10.1108/JHTT-10-2014-0064.

Micera, R., & Crispino, R. (2017). Destination web reputation as “smart tool” for image building: the case analysis of Naples city-destination. Journal of Tourism Cities, 3(4), 406-423. https://doi.org/10.1108/IJTC-11-2016-0048.

Nasholm, M., & Blomquist, T. (2015). Co-creation as a strategy for program management. International Journal of Managing Projects in Business, 8(1), 58-73. https://doi.org/10.1108/IJMPB-10-2013-0063.

Novak, J., & Schwabe, G. (2009). Designing for reintermediation in the brick-and-mortar world: Towards the travel agency of the future. Electronic Markets, 19(1), 15-29. https://doi.org/10.1007/s12525-009-0003-5.

O'Dell, T., & Billing, P. (2005) Experience scapes: Tourism, culture and economy. Copenhagen Business School Press, DK.

Ordanini, A., Miceli, L., Pizzetti, M., & Parasuraman, A. (2011). Crowd-funding: Transforming customers into investors through innovative service platforms. Journal of Service Management, 22(4), 443-470. https://doi.org/10.1108/09564231111155079.

Oyner, O., & Korelina, A. (2016). The influence of customer engagement in value co-creation on customer satisfaction: Searching for new forms of co-creation in the Russian hotel industry. Worldwide Hospitality and Tourism Themes, 8(3), 1-21. https://doi.org/10.1108/WHATT-02-2016-0005.

Pera, R., Icchiocupo, N., & Clarke, J. (2016). Motives and resources for value co-creation in a multi-stakeholders ecosystem: A managerial perspective. Journal of Business Research, 69(10), 4033-4041. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2016.03.047.

Prahalad, C., & Ramaswamy, V. (2000). Co-opting customer competence. Harvard Business Review, 78(1), 79-87.

Prahalad, C., & Ramaswamy, V. (2004). The future of competition co-creating unique value with customers. Harvard Business Review Press.

Prebensen, N., Vitterso, J., & Dahl, T. (2013). Value co-creation significance of tourist resources. Annals of Tourism Research, 42, 240-261. https://doi.org/10.1016/j.annals.2013.01.012.

Ranjan, K., & Read, S. (2016). Value co-creation: concept and measurement. Journal of the Academy of Marketing Science, 44(3), 290-315. https://doi.org/10.1007/s11747-014-0397-2.

Ribeiro, T., Kevin, K., Costa, B., & Urdan, A. (2019). Conhecendo as bases da cocriação de valor. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 13(1), 1906-1926. http://dx.doi.org/10.15210/reat.v13i1.14629.

Ringle, C., Silva, D., & Bido, D. (2014). Modelagem de Equações Estruturais com Utilização do Smartpls. Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56-73. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717.

Roggeveen, A., Tsiros, M., & Grewal, D. (2012). Understanding the co-creation effect: When does collaborating with customers provide a lift to service recovery?. Journal of the Academy of Marketing Science, 40(6), 771-790. http://dx.doi.org/10.1007/s11747-011-0274-1.

Rossini, G., Gouveia, D., Lopes, E., Santos, E. (2017). O efeito moderador do risco percebido na percepção dos outros consumidores (OCP – (other consumer perception). BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, 14(4), 269-280. http://dx.doi.org/10.4013/base.2017.144.03.

Sarmah, B., Rahman, Z., & Kamboj, S. (2017). Customer co-creation and adoption intention towards newly developed services: An empirical study. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, 11(3), 372-391. http://dx.doi.org/10.1108/IJCTHR-07-2016-0070.

Sashi, C., Brynildsen, G., & Bilgihan, A. (2018) Social media, customer engagement and advocacy: An empirical investigation using Twitter data. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 33(3), 1247-1272. https://doi.org/10.1108/IJCHM-02-2018-0108.

Simeoni, F., & Cassia, F. (2017). From vehicle suppliers to value co-creators: the evolving role of Italian motorhome manufacturers. Current Issues in Tourism, 22(2), 1-19. https://doi.org/10.1080/13683500.2017.1293619.

Smed, K., Dressler, S., & Have, P. (2016). The Vikings are here! Experiencing volunteering at a Viking heritage site, Scandinavian. Journal of Hospitality and Tourism, 16(1), 94-109. https://doi.org/10.1080/15022250.2015.1084149.

Sorensen, F., & Jensen, J. (2015). Value creation and knowledge development in tourism experience encounters. Tourism Management, 46, 336-346. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.07.009.

Sweeney, J. C., & Soutar, G. N. (2001). Consumer perceived value: The development of a multiple item scale. Journal of Retailing, 77(2), 203-220. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.07.009.

Toncar, M., & Munch, J. (2010). Meaningful replication: when is a replication no longer a replication? A rejoinder to Stella and Adam. Journal of Marketing Theory and Practice, 18(1), 71-80. https://doi.org/10.2753/MTP1069-6679180105.

Van Doorn, J., Lemon, K., Mittal, V; & Nass, S. (2010). Customer Engagement Behavior: Theoretical Foundations and Research Directions. Journal of Service Research, 13(3), 253-266. https://doi.org/10.1177%2F1094670510375599.

Vivek, S., Beatty, S., & Morgan, R. (2012). Customer engagement: exploring customer realationships beyond purchase. Journal of Marketing Theory and Practice, 20(2), 127-145. https://doi.org/10.2753/MTP1069-6679200201.

Vargo, S., & Lusch, R. (2004). Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, 68(1), 1-17. https://doi.org/10.1509%2Fjmkg.68.1.1.24036.

Vargo, S., & Lusch, R. (2008). Service-dominant logic: continuing the evolution. Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1), 1-10. https://doi.org/10.1007/s11747-007-0069-6.

Vargo, S., & Lusch, R. (2016). Institutions and axioms: an extension and update of service-dominant logic. Journal of the Academy of Marketing Science, 44, 5-23. https://doi.org/10.1007/s11747-015-0456-3.

Wilke, E., Costa, B., Ferreira, M., & Freire, O. (2019). Interorganizational cooperation in tourist destination: Building performance in the hotel industry. Tourism Management, 72, 340-351. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.12.015.

Wu, M., Pearce, P., Dong, W. (2017). How satisfying are Shanghai’s superior hotels? The views of international tourists. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(4), 1096-1115. https://doi.org/10.1108/IJCHM-01-2015-0014.

Zauner, A., Koller, M., & Hatak, I. (2015). Customer perceived valued conceptualization and avenues for future research. Cogent Psychology, 2(1), 1-17. https://doi.org/10.1080/23311908.2015.1061782.

Publicado

2021-03-14

Como Citar

Ribeiro, T. de L. S., Costa, B. K., & Freire, O. (2021). Cocriação de Valor no Turismo: Validação e Replicação de Escala em Relação à Intenção de Recomendação Boca-a-Boca. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 15(2), 1924. https://doi.org/10.7784/rbtur.v15i2.1924

Edição

Seção

Artigos