Conhecimento e sinergia como indutores da inovação regional em turismo: o caso do Observatório do Turismo no Distrito Federal (Brasil)

Autores

  • Luis Henrique Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz Carlos Spiller Pena Universidade de Brasília – UnB
  • Marutschka Martini Moesch Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i1.1123

Palavras-chave:

Turismo. Inovação Regional. Conhecimento. Sinergia. Observatório. Distrito Federal.

Resumo

O turismo é o lugar da inovação. A razão desta frase pragmática tem origem na multiplicidade de cenários competitivos que contextualizam empresas e destinos turísticos. A partir dos atuais paradigmas da competitividade, da satisfação e fidelização dos turistas e da oferta de experiências de valor, observa-se uma panóplia de inovações as quais desempenham um papel estratégico na gestão de destinos turísticos. Neste domínio, este artigo tem como objetivo realizar uma discussão sobre o tema inovação territorial em turismo com ênfase na troca de conhecimento e sinergia entre os envolvidos pela atividade turística. A metodologia utilizada consistiu na realização de uma análise da literatura sobre os temas inovação em turismo e inovação regional em turismo, utilizando, também, a abordagem qualitativa do estudo de caso acerca da implementação do Observatório do Turismo no Distrito Federal (Brasil) como prática de governança nesta região. Os resultados mostram que a participação do poder público e de instituições de ensino, além da cooperação entre os demais envolvidos por este desenho de governança, foram fatores chaves para a criação de uma plataforma inovadora para a gestão do turismo no destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Henrique Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Turismo pelo Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo da Universidade de Aveiro - Portugal. Doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro (Programa Doutoral em Turismo). Atuou como analista em turismo e professor dos cursos de especialização do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET-UnB); coordenador do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe e atualmente é professor adjunto do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE.

Luiz Carlos Spiller Pena, Universidade de Brasília – UnB

Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB

Marutschka Martini Moesch, Universidade de Brasília – UnB

Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Souza, L. H., Pena, L. C. S., & Moesch, M. M. (2017). Conhecimento e sinergia como indutores da inovação regional em turismo: o caso do Observatório do Turismo no Distrito Federal (Brasil). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 11(1), 19–38. https://doi.org/10.7784/rbtur.v11i1.1123

Edição

Seção

Artigos