Arte popular criativa e turismo cultural na cidade de Loulé (Algarve/Portugal)

Autores

  • Jean Carlos Vieira Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • João Albino Silva Universidade do Algarve (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.1060

Palavras-chave:

Turismo Cultural. Arte Popular. Criatividade. Cidade de Loulé

Resumo

Este trabalho aborda a arte popular criativa como oferta complementar ao produto “turismo cultural” em espaço urbano, uma experiência que tem como chave interpretativa o descobrimento das reflexões e interpretações acerca da inovação estratégica do produto artesanal na cidade de Loulé, na região Algarve, em Portugal. Sob esse pressuposto, interessa-nos aqui não a descrição dos artesãos e artesanatos, mas a discussão acerca da relação entre arte popular e criatividade, uma abordagem integrada nas tendências do turismo cultural. Nesse contexto, o artigo traz o exemplo do projeto de Técnicas Ancestrais e Soluções Atuais (TASA). Desse modo, considera-se como método a subjetividade das entrevistas e dos trabalhos de campo, por meio dos quais foi possível observar as situações do cotidiano, os espaços e lugares dos artesãos com sua arte popular criativa. O texto traz argumentos e análises acerca do turismo nos contextos cultural e criativo e na experiência de valorização da arte popular em Loulé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Vieira Santos, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutor, mestre e graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Pós-doutorado em Turismo pela Universidade do Algarve (Portugal). Professor e pesquisador do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) e da Associação de Defesa do Patrimônio Cultural e Ambiental do Algarve em Portugal (ALMARGEM).

João Albino Silva, Universidade do Algarve (Portugal)

Doutorado em Economia, Universidade Técnica de Lisboa e Agregado em Economia do Turismo, Universidade do Algarve. Professor catedrático da Faculdade de Economia (FE) da Universidade do Algarve (UALG). Diretor do Programa de Doutoramento em Turismo da FE da UALG. Investigador do Centro de Investigação do Espaço e das Organizações (CIEO). Interesses de investigação relacionados com economia do turismo, desenvolvimento regional e destinos turísticos e políticas públicas e governança no turismo.

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Santos, J. C. V., & Silva, J. A. (2016). Arte popular criativa e turismo cultural na cidade de Loulé (Algarve/Portugal). Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 10(2), 212–232. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.1060

Edição

Seção

Artigos