Percurso interpretativo do centro histórico Cáceres/MT, para fins turísticos e de educação patrimonial
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i3.1053Palavras-chave:
Patrimônio histórico. Trilha interpretativa. Experiências e práticas. Turismo cultural. Geografia cultural.Resumo
Objetivou-se elaborar um percurso interpretativo para o Centro Histórico de Cáceres/MT, que possa servir como produto turístico, bem como recurso didático para atividades voltadas à educação patrimonial. Utilizou-se pesquisas bibliográfica, documental e de campo, havendo registro fotográfico e coleta de coordenadas geográficas com DGPS. Os dados obtidos em campo foram espacializados, e associados com informações textuais, possibilitaram a geração dos produtos: carta-imagem, mapa temático e folder de bolso. Para validação do percurso de visitação este foi realizado três vezes, com visitantes (turismo de evento) e escolares da rede pública, sendo que ao final do percurso os visitantes avaliaram o trajeto percorrido, bem como a relevância das informações histórico-culturais de doze locais de paradas, sendo que as contribuições ofertadas por estes na avaliação foram incorporadas à proposta. Face às avaliações realizadas pelos segmentos alvos da proposta concluiu-se que o produto elaborado contribui no desenvolvimento das atividades turísticas e educacionais, evidenciando o papel fundamental que Cáceres desempenhou para a demarcação e defesa da fronteira entre as colônias de Portugal e Espanha, 1778. O produto gerado foi com intuito de atender a uma das fases da ação extensionista intitulada “Sistema de informação turística geográfica de Cáceres/MT: subsídios ao planejamento e desenvolvimento local”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).