Geração e manejo dos resíduos sólidos resultantes das atividades turísticas de Porto de Galinhas - PE

Autores

  • Jaqueline Guimarães Santos Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Gesinaldo Ataíde Cândido Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.709

Palavras-chave:

Turismo. Resíduos. Sustentabilidade. Porto de Galinhas - PE.

Resumo

A expressiva geração de resíduos sólidos, aliada à falta de manejo adequado do lixo gerado, vem sendo uma das questões de preocupação e incitando a realização de pesquisas por parte dos estudiosos da área. O turismo, como uma atividade que impacta, positiva e negativamente, uma dada localidade, vem se destacando como uma atividade que pode gerar um elevado volume de resíduos, sobretudo nos períodos de alta estação, haja vista o aumento de pessoas que se deslocam para os destinos turísticos. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de analisar a geração e o manejo dos resíduos sólidos resultantes das atividades turísticas de Porto de Galinhas - PE. Foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, de abordagem qualitativa, conduzida sob a forma de um estudo de caso realizado em Porto de Galinhas - PE. Para a coleta dos dados, foram feitas entrevistas com os atores sociais e observação não participante. Os principais resultados da pesquisa apontaram que as atividades turísticas de Porto de Galinhas resultam em uma elevada quantidade de resíduos sólidos, que são direcionados para locais inadequados. Embora o destino apresente uma associação de matérias recicláveis -a RECICLE - ela não reaproveita uma quantidade significativa, devido à proporção de resíduos gerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Guimarães Santos, Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professora Assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudo em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, este cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Gesinaldo Ataíde Cândido, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Professor doutor do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado ao departamento de Administração da UFCG.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Santos, J. G., & Cândido, G. A. (2015). Geração e manejo dos resíduos sólidos resultantes das atividades turísticas de Porto de Galinhas - PE. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(1), 40–58. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.709

Edição

Seção

Artigos