Análise do processo de formação da imagem de destinos turísticos de sol e praia: um estudo em Canoa Quebrada/CE

Autores

  • Márcio Marreiro das Chagas Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Sérgio Marques Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Andressa Cristine Ferreira Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i3.650

Palavras-chave:

Formação da Imagem, Motivação, Percepção Cognitiva e Afetiva.

Resumo

O estudo buscou analisar o processo de formação da imagem de destinos turísticos de Sol e Praia, a partir do exame causal entre Motivação, Percepção/Avaliação Cognitiva e Afetiva e Fontes de Informações com foco no destino Canoa Quebrada/CE. Para tanto, se empreendeu uma investigação do tipo exploratório-descritiva, com enfoque analítico quantitativo, do tipo Survey. O processo amostral foi probabilístico, sendo a escolha do sujeito aleatória simples. A coleta ocorreu nos principais pontos turísticos do destino Canoa Quebrada/CE, com questionários aplicados aos turistas nacionais brasileiros, atingindo o total de 208 entrevistados. Dentre os principais resultados, conclui-se que formação da imagem ocorre a partir da influência direta das Motivações dos turistas, dos Componentes Afetivos e Cognitivos do destino, sendo excluídas da relação direta as Fontes de Informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Marreiro das Chagas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Professor (Temporário) do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DETUR-UFRN), Natal/RN, Brasil. Professor vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do RN (SENAC/RN), Natal/RN. Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN (PPGA-UFRN), Natal/RN, Brasil. Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN (PPGTUR-UFRN), Natal/RN, Brasil. Bacharel em Turismo pela UFRN. Pesquisador Associado ao Grupo de Estudos em Gestão de Projetos e Membro da base de pesquisa em Tecnologia da Informação do PPGA-UFRN.

Sérgio Marques Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR-UFRN). Doutor em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestre em em Agronomia pela Universidade de São Paulo. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do Grupo de Estudos em Gestão de Projetos.

Andressa Cristine Ferreira Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordenadora de eventos na iniciativa privada.

Downloads

Publicado

2013-12-12

Como Citar

Chagas, M. M. das, Marques Júnior, S., & Duarte, A. C. F. (2013). Análise do processo de formação da imagem de destinos turísticos de sol e praia: um estudo em Canoa Quebrada/CE. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 7(3), 456–475. https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i3.650

Edição

Seção

Artigos