Vamos almoçar? Um estudo da relação hospitalidade, qualidade em serviços e marketing de experiência na satisfação dos clientes de restaurantes

Autores

  • Claudio José Stefanini Universidade Anhembi Morumbi/Programa de Pós Graduação em Hospitalidade - PPG em Hospitalidade http://orcid.org/0000-0002-0038-0766
  • Carlos Alberto Alves Universidade Anhembi Morumbi/ Programa de Pós Graduação em Hospitalidade - PPG em Hospitalidade http://orcid.org/0000-0003-2260-5580
  • Roseane Barcellos Marques Universidade Anhembi Morumbi/ Programa de Pós Graduação em Hospitalidade - PPG em Hospitalidade

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1372

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Hospitalidade. Qualidade em serviços. Marketing de experi- ência. Restaurante.

Resumo

Propósito justificado do tema: O setor de bares e restaurantes da cidade de São Paulo é a região do país com a maior concentração de estabelecimentos, emprega cerca de 780.000 pessoas e o faturamento em 2015 foi superior a R$ 30bi. A hospitalidade, a qualidade no serviço e a experiência no momento do consumo do produto estão intimamente ligados a satisfação e sua consequência fidelização, portanto inicialmente por estes aspectos o estudo se justifica. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar o efeito da hospitalidade, qualidade em serviços e do marketing de experiência na percepção de satisfação entre os clientes de restaurantes frequentados para almoçar em horário comercial da cidade de São Paulo e a respectiva lealdade destes clientes. Metodologia/Design: A pesquisa é caracterizada como quantitativa descritiva, foi utilizado um questionário em escala Likert de sete pontos, para a coleta de dados utilizou-se a ferramenta formulários da plataforma Googledocs e o período de coleta dos dados foi nos meses de março e abril de 2017, a amostra foi não probabilística formada por 269 respondentes e a técnica multivariada de dados Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para análise. Resultados: Verificou-se que a amostra foi predominantemente feminina, com idade superior a 30 anos que gasta entre R$ 30,00 e R$ 50,00 por dia e com alta escolaridade. Salienta-se que apesar dos resultados empíricos positivos da pesquisa estes não devem ser generalizados, pois sua amostra caracteriza um público específico da cidade de São Paulo. Originalidade: Este estudo adiciona novos insights a literatura sobre comportamento do consumidor especificamente nas áreas de hospitalidade e marketing de experiência em um setor representativo tanto por faturamento quanto por número de colaboradores da maior metrópole brasileira.

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Biografia do Autor

Claudio José Stefanini, Universidade Anhembi Morumbi/Programa de Pós Graduação em Hospitalidade - PPG em Hospitalidade

PPG em Hospitalidade - UAM

Carlos Alberto Alves, Universidade Anhembi Morumbi/ Programa de Pós Graduação em Hospitalidade - PPG em Hospitalidade

Professor do PPG em Hospitalidade - UAM

Roseane Barcellos Marques, Universidade Anhembi Morumbi/ Programa de Pós Graduação em Hospitalidade - PPG em Hospitalidade

Professora no PPG em Hospitalidade

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Stefanini, C. J., Alves, C. A., & Marques, R. B. (2018). Vamos almoçar? Um estudo da relação hospitalidade, qualidade em serviços e marketing de experiência na satisfação dos clientes de restaurantes. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 12(1), 57–79. https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1372

Edição

Seção

Artigos