Turismo e preservação do patrimônio cultural na visão dos moradores do Bairro da Praia Grande em São Luís/MA

Autores

  • Karoliny Diniz Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.128

Palavras-chave:

Patrimônio, Turismo Cultural, Praia Grande/MA, Comunidade

Resumo

Análise da visão dos moradores do Centro Histórico de São Luís - MA sobre o desenvolvimento da atividade turística implementada no bairro da Praia Grande, buscando constatar as interferências da atividade nos espaços de vida e lazer da comunidade local. Discorre sobre as relações entre turismo e legado cultural, enfatizando as potencialidades e as conseqüências sócio-econômicas e culturais decorrentes da valorização dos sítios urbanos para o turismo.  A partir da pesquisa de campo realizada junto aos moradores da área, constatou-se a reduzida expressividade que o patrimônio adquire para os moradores, com a sua vinculação como bem de consumo turístico, além de serem observadas reduzidas ações de preservação do acervo arquitetônico local. O estudo aponta para a necessidade de se promover a sustentabilidade do patrimônio local, a partir do estímulo ao sentimento de valorização da comunidade em relação ao bairro da Praia Grande, a fim de que a mesma tenha acesso aos benefícios do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoliny Diniz Carvalho

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão e Mestranda em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz- Ilhéus (BA).

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4022781142042263

Downloads

Publicado

2009-06-17

Como Citar

Carvalho, K. D. (2009). Turismo e preservação do patrimônio cultural na visão dos moradores do Bairro da Praia Grande em São Luís/MA. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 3(1). https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.128

Edição

Seção

Artigos