Gestão pública da hospitalidade urbana: estudo de caso do Parque da Água Branca na cidade de São Paulo

Autores

  • Luciana Carla Sagi Ruschmann Consultores de Turismo, Sao Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i3.112

Palavras-chave:

Gestão pública. Hospitalidade Urbana. Parques Urbanos. Lazer e sociedade.

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo sobre a gestão pública do Parque da Água Branca na cidade de São Paulo e seus impactos na hospitalidade deste espaço. A pesquisa teve início em 2005 no mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi e teve prosseguimento independente até o ano de 2008. Foram analisadas as três principais dimensões da gestão: administrativa-institucional, sócio-política e econômica-financeira. Foi possível verificar como aspectos relacionados à capacitação dos recursos humanos, projetos políticos de maior amplitude, recursos físicos e sistemáticas de planejamento e relacionamento com os diversos atores sociais acabam por implicar na hospitalidade que o parque proporciona aos seus visitantes. O Parque da Água Branca vem tendo um bom desempenho nesse sentido, uma vez que os diversos componentes da gestão pública parecem estar caminhando para que este espaço seja uma área completa de lazer, que contemple os 3 D´s de Dumazedier (1980): descanso, divertimento e desenvolvimento, minimizando as pressões que afetam a população da metróple São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Carla Sagi, Ruschmann Consultores de Turismo, Sao Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2006). Possui graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (2002). Técnica em processamento de dados pela FEI (1998). Atualmente é consultora e gestora de projetos - Ruschmann Consultores de Turismo, conteudista da Universidade Católica de Brasília, consultora - IPK International International Tourism Consulting Group, World Travel Co. Tem experiência na área de planejamento de políticas públicas de turismo, desenvolvimento sustentável e lazer, bem como educação em nível técnico, universitário e pós-universitário (currículo atualizado em 17/12/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0645764092809077

Downloads

Publicado

2008-10-01

Como Citar

Sagi, L. C. (2008). Gestão pública da hospitalidade urbana: estudo de caso do Parque da Água Branca na cidade de São Paulo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 2(3), 90–105. https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i3.112

Edição

Seção

Artigos