Imagem de destinos turísticos: avaliação à luz da teoria da experiência na economia baseada em serviços

Autores

  • Edar da Silva Añaña Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Francisco Antonio dos Anjos Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Melise de Lima Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.1093

Palavras-chave:

Imagem. Experiência. Destinos turísticos.

Resumo

O artigo busca avaliar a imagem de destinos enquanto produtos turísticos à luz da teoria da experiência, com vistas a avaliar as relações existentes entre ambos os construtos. Testa uma escala de mensuração para a imagem de destinos litorâneos, com diferentes atrativos, e analisa o arranjo interno dos fatores imaginários à luz da teoria da experiência e da composição dos destinos enquanto produtos turísticos. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa, a partir da aplicação de um survey com potenciais turistas brasileiros que avaliaram um entre oito destinos litorâneos nacionais. Foi utilizada uma amostra, não probabilística por conveniência, de 178 consumidores de diferentes faixas etárias e renda, oriundos de diversos estados brasileiros. O trabalho avança sobre a teoria revisada, apresentando uma forma inovadora de ver a imagem de destinos turísticos à luz de dois elementos que interferem na decisão de visitar ou não um lugar: o arranjo dos destinos enquanto produtos turísticos e a experiência que se espera viver nos destinos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edar da Silva Añaña, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Email: edaranana@gmail.com

Francisco Antonio dos Anjos, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Engenharia de Produção/Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente e pesquisador do programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Email: anjos@univali.br

Melise de Lima Pereira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

Doutoranda em Turismo e Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professora Assistente no Curso de Bacharelado em Turismo Binacional do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Câmpus Santa Vitória do Palmar-RS. Email: melisefurg@gmail.com

Downloads

Publicado

2016-05-10

Como Citar

Añaña, E. da S., Anjos, F. A. dos, & Pereira, M. de L. (2016). Imagem de destinos turísticos: avaliação à luz da teoria da experiência na economia baseada em serviços. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 10(2), 309–329. https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.1093

Edição

Seção

Artigos