Prática docente na formação do Turismólogo
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v1i1.80Palavras-chave:
Formação do turismólogo. Prática docente.Resumo
Pensar o ensino superior em Turismo é compreender que o saber profissional do professor abrange saberes relacionados com o conhecimento especializado de sua área de formação e aqueles relacionados com a práxis docente. Porém, muitos professores tendem a ver-se mais como expertos disciplinares do que como docentes, orientando sua conduta em aula por um conhecimento tácito, baseado na lógica do pensamento cotidiano e constituído por modelos de atuação vinculados a contextos escolares concretos, interiorizados mimeticamente e reproduzidos em sala de aula. Vê-se aí um paradoxo: mesmo se constatando o incremento dos estudos científicos sobre o fenômeno turístico, não se tem verificado suficiente realinhamento dos avanços dos conhecimentos especializados com os da prática pedagógica na formação do turismólogo. Na disciplina Prática de Ensino: Planejamento e Operacionalização, oferecida no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul, as reflexões teórico-práticas têm conduzido a um repensar da ação docente de nível superior no âmbito da formação em turismo. Os resultados alcançados têm se mostrado positivos na avaliação dos mestrandos, especialmente quando confrontados os graus de compreensão dos conhecimentos no início e término da disciplina e identificados os ganhos no estabelecimento de relações e aprofundamentos oportunizados por uma outra epistemologia de aprendizagem.
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