A relação entre desenvolvimento sustentável e imagem de lugar de um destino turístico: proposição de um modelo estrutural

Autores

  • Maria Carolina de Alcântara Buosi
  • Sérgio Henrique de Oliveira Lima
  • Áurio Lúcio Leocádio

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v8i2.757

Palavras-chave:

Marketing, Desenvolvimento sustentável, Imagem do destino turístico.

Resumo

Na década de 1960 o turismo iniciou seu avanço enquanto setor econômico e passou a ser promovido em países em desenvolvimento como solução possível para alguns de seus problemas. Diante desse fato, o marketing começou a se tornar elemento-chave para o gerenciamento do turismo e do destino turístico, sendo necessárias estratégias bem elaboradas para trazer atratividade ao lugar, dada a intensificação da competitividade entre destinos turísticos. Entretanto, ao se considerar o sucesso do destino turístico no longo prazo, é preciso levar em conta a importância da sustentabilidade do lugar, adotando estratégias que tornem o destino turístico competitivo sem comprometer sua sobrevivência. Baseado nesses fatos, o estudo buscou verificar a relação existente entre o desenvolvimento sustentável e a imagem do destino turístico, de forma a contribuir para a tomada de ações estratégicas que favoreçam a competitividade do lugar. Realizou-se uma survey com 280 turistas, a partir da qual foram aplicadas análises estatísticas e modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram a influência de forma direta e positiva do desenvolvimento sustentável sobre a imagem do destino turístico, confirmando sua relevância enquanto fator a ser considerado nas estratégias de marketing para a competitividade do lugar.

Biografia do Autor

Maria Carolina de Alcântara Buosi

Mestra em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora e Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Fortaleza (FAFOR).

Sérgio Henrique de Oliveira Lima

Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Administração e Controladoria pela UFC. Professor do Curso de Marketing do Centro Universitário Estácio do Ceará.

Áurio Lúcio Leocádio

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC), nos cursos de Graduação (Bacharelado) em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) da mesma instituição.

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Publicado

2014-09-19

Edição

Seção

Artigos