O Papel das Experiências de Consumo na Construção da Imagem das Marcas: Um Estudo nas Companhias Aéreas

Autores

  • Ana Iris Tomás Vasconcelos Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Diego de Queiroz Machado Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Silvio Romero de Almeida Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Fátima Regina Ney Matos Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.745

Palavras-chave:

Experiências de consumo. Imagem de Marca. Setor aéreo. Incidente crítico.

Resumo

O presente estudo analisa o papel das experiências de consumo na construção da imagem das marcas, a partir da identificação dos pensamentos, sentimentos e ações oriundas das experiências de consumo com as companhias aéreas, e dos tipos de associações que o consumidor faz de tais marcas. Para tanto, utilizou-se uma variação da técnica qualitativa do incidente crítico, que considera aquelas experiências lembradas que tenham se destacado na percepção do consumidor. Foram entrevistados dez usuários dos serviços aéreos, empregando-se formulário semiestruturado em dois blocos: descrição das experiências com as companhias aéreas e informações sobre a imagem das marcas das companhias aéreas. Os dados analisados permitem afirmar que pensamentos, sentimentos e ações oriundas das experiências de consumo tornam-se importantes elementos na formação da imagem das marcas das companhias aéreas. Observou-se que o estado emocional dos pesquisados, resultado de sua interação com os atributos do serviço presentes na experiência, tende a influenciar seus comportamentos de compra futuros, dando indícios da relação entre imagem da marca e sua preferência. Os consumidores utilizam principalmente os atributos do serviço para construir sua percepção sobre as marcas das companhias aéreas.

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Biografia do Autor

Ana Iris Tomás Vasconcelos, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza.

Diego de Queiroz Machado, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza.

Silvio Romero de Almeida, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza.

Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza.

Fátima Regina Ney Matos, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Coordenadora e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Vasconcelos, A. I. T., Machado, D. de Q., Almeida, S. R. de, Arruda, D. M. de O., & Matos, F. R. N. (2015). O Papel das Experiências de Consumo na Construção da Imagem das Marcas: Um Estudo nas Companhias Aéreas. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 9(1), 138–155. https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i1.745

Edição

Seção

Artigos