Confiança e Satisfação na Compra de Turismo Online

Autores

  • Ana Alice Domenech Oneto Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Cristiane Junqueira Giovannini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v9i2.738

Palavras-chave:

Confiança. Turismo. Comércio Eletrônico. Intenção de Compra. Comportamento do Consumidor.

Resumo

Apesar de sua crescente importância, ainda há uma lacuna sobre as motivações e barreiras envolvidas no comércio eletrônico de turismo. O propósito central deste estudo é avaliar o papel da confiança e seus antecedentes na forma-ção da intenção de compra de produtos e serviços turísticos na internet. As hipóteses foram testadas via equações estruturais com base em uma survey envolvendo 292 consumidores de turismo online. Os resultados indicam relações significativas entre confiança e os demais construtos abordados, particularmente segurança e satisfação, influenciando significativamente a intenção de compra de produtos e serviços de turismo na internet.

Biografia do Autor

Ana Alice Domenech Oneto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Administração de Empresas pelo COPPEAD, URFJ; Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio; Professor do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Cristiane Junqueira Giovannini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda do programa de pós-graduação em Administração de Empresas da IAG/PUC-Rio. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor Titular do programa de pós-graduação em Administração de Empresas da IAG/PUC-Rio. Pesquisador PQ-1A do CNPQ. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Doutor em Engenharia Industrial pela PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2015-08-27

Edição

Seção

Artigos