Competitividade e turismo: estudo da produção científica internacional

  • Viviane Celina Carmona professora da Universidade Metodista; coordenadora do curso de Letras da Universidade Metodista; professora da Universidade Nove de Julho
  • Benny Kramer Costa Professor e Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - PMPAGE/UNINOVE; Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE; Professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Publicidade da Universidade de São Paulo - CRP/ECA/USP
  • Henrique César Melo Ribeiro Universidade Nove de Julho (SP) e Faculdade Maurício de Nassau (Unidade Parnaíba-PI)
Palavras-chave: Competitividade, Turismo, Produção científica, Periódicos internacionais.

Resumo

Competitividade e turismo vêm se configurando numa temática emergente, com crescente espaço em estudos internacionais, em função de a atividade turística se destacar como um dos setores da economia que mais cresce, com desafios e possibilidades diversas. Este estudo objetivou identificar e analisar o estado da arte no tema competitividade e turismo, por meio da verificação do perfil de artigos científicos internacionais e nacionais contidos em revistas científicas, considerando autorias, coautorias, citações e cocitações, e das redes de relacionamento que encerram. Foram identificados 200 artigos publicados entre 1994 e 2012 na base de dados do Institute for Scientific Information (ISI) – Web of Science (WoS). Por meio do uso de técnicas bibliométricas e sociométricas, observou-se que o tema ganhou destaque no meio acadêmico a partir de 2008, tendo sido publicado especialmente em revistas da área de turismo, sendo as seis mais significativas responsáveis por quase 40% das publicações. A maior parte dos artigos se ancoram na grande área das ciências sociais e aplicadas e é procedente, principalmente, da Espanha e Estados Unidos. Apenas cinco trabalhos aparecem com destaque nas referências bibliográficas usadas pelos autores, indicando o caráter incipiente das pesquisas nessa área e o potencial para desenvolvimento de novas pesquisas.

Biografia do Autor

Viviane Celina Carmona, professora da Universidade Metodista; coordenadora do curso de Letras da Universidade Metodista; professora da Universidade Nove de Julho
Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho; professora da Universidade Metodista; coordenadora do curso de Letras da Universidade Metodista; professora da Universidade Nove de Julho
Benny Kramer Costa, Professor e Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - PMPAGE/UNINOVE; Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE; Professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Publicidade da Universidade de São Paulo - CRP/ECA/USP
Pós-doutorado e Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP; Professor e Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Gestão do Esporte da Universidade Nove de Julho - PMPAGE/UNINOVE; Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA/UNINOVE; Professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Publicidade da Universidade de São Paulo - CRP/ECA/USP; e Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE
Henrique César Melo Ribeiro, Universidade Nove de Julho (SP) e Faculdade Maurício de Nassau (Unidade Parnaíba-PI)
Doutor em Administração (UNINOVE); Mestre em Administração (UNIFOR); Graduado em Contabilidade (UFPI).
Publicado
01-09-2014
Seção
Artigos