Marketing e gestão estratégica de hotelaria: Um estudo bibliométrico

Autores

  • Edegar Luis Tomazzoni UPS
  • Isabel Angélica Bock

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.546

Palavras-chave:

Hotelaria, Turismo, Bibliometria, Marketing, Estratégia.

Resumo

Apesar das dúvidas e dos questionamentos quanto à sua consistência teórica, a tendência é que os estudos em turismo se consolidem como campo científico. A produção de estudos sobre hotelaria, como atividade essencial do turismo ainda é recente, mas se destaca nos espaços epistemológicos organizacionais. Este artigo analisa a produção do conhecimento e as contribuições para o avanço científico dos estudos de marketing e de gestão estratégica de hotelaria dos artigos publicados pelos principais periódicos acadêmicos de turismo do Brasil. O método foi a investigação bibliométrica. Entre os 552 artigos publicados no período de abril de 2008 a agosto de 2012, identificaram-se 64 sobre hotelaria, dezesseis dos quais se fundamentam na disciplina de marketing e nove na disciplina de estratégia. Os estudos mostram a complexidade da gestão estratégica e mercadológica das organizações hoteleiras e proporcionam, aos pesquisadores acadêmicos, aos gestores e aos profissionais da hotelaria, reflexões sobre a importância do conhecimento na área.

Biografia do Autor

Edegar Luis Tomazzoni, UPS

Doutor em Ciências da Comunicação com Ênfase em Turismo, pela Escola de Artes e Comunicações da Universidade de São Paulo (USP). Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).

Isabel Angélica Bock

Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul

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Publicado

2013-04-13

Edição

Seção

Artigos