PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO PARNAIBANA E O COMPLEXO PORTO DAS BARCAS

Autores

  • Andre Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Anna Karolina Pereira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v5i2.413

Palavras-chave:

Turismo. Turismo Cultural. Patrimônio histórico-cultural. Complexo Porto das Barcas.

Resumo

A atividade turística assume um papel muito importante dentro da sociedade. Além de proporcionar desenvolvimento através da geração de emprego e renda pode se tornar um grande incentivador da cultura e, por conseguinte valorização do patrimônio histórico cultural de um povo. Esse trabalho tem como objetivo avaliar a sensibilização e a valorização histórico-cultural que a população parnaibana atribuiu ao Porto das Barcas, bem como caracterizar o nível de conhecimento sobre sua história, para que então se entenda a razão do abandono, fenômeno cada vez mais crescente no local. Como forma de alcançar a esses objetivos, usou-se um conjunto de procedimentos para aplicar no objetivo da pesquisa, podendo destacar entre eles, entrevistas informais, utilizadas para ampliar o conhecimento sobre o assunto e questionários com perguntas abertas e fechadas, que visam uma avaliação da população local, do poder público e privado, acerca do Porto das Barcas. Fez-se uso da pesquisa bibliográfica, observação e estudo de caso, pesquisa quantitativa e qualitativa, assim como a análise SWOT para poder avaliar o objeto de estudo. Portanto, após as análises foram observados que a população de Parnaíba/PI ainda não despertou para a importância de seu patrimônio, esta observação é caracterizada pelo desinteresse da mesma em participar de projetos de revitalização do centro histórico, sendo assim tem-se como propostas a implantação de uma educação patrimonial além de um museu fotográfico que possibilite ao parnaibano interagir com o Porto.

Biografia do Autor

Andre Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em Turismo (UNIMEP); Especialista em Docência em Ensino Superior para Turismo e Hotelaria (SENAC/SP); Mestre em Geografia (UNESP/Rio Claro/SP)e Doutorando em Comunicação (UNISINOS). Professor Assistente 2 da Universidade Federal do Piauí - Curso de Bacharelado em Turismo - CMRV/Parnaíba-PI.

Anna Karolina Pereira dos Santos

Graduada em Turismo pela UFPI (Universidade Federal do Piauí)

Downloads

Publicado

2011-09-06

Edição

Seção

Artigos