Experiências memoráveis de viagens de casais

Autores

  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kelly Cristine Oliveira Meira UFMG
  • Marlusa de Sevilha Gosling UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i1.1368

Palavras-chave:

Experiências Turísticas Memoráveis. Viagens de casais. Relacionamentos interpessoais.

Resumo

A experiência turística é um termo que se associa a múltiplas interpretações que permeiam o ambiente, as pessoas e outros componentes da atividade. O objetivo deste artigo é identificar a essência de viagens memoráveis de casais a lazer, tendo em vista que a viagem a dois ainda é pouco estudada. Entende-se “casais” como um termo amplo, formado por indivíduos que possuem relação sentimental e/ou sexual, como casais de namorados, pessoas legalmente casadas (cônjuges), público GLBT e indivíduos de diferentes idades e estilos de vida. O método do trabalho é qualitativo e exploratório, sendo composto por três estudos distintos e complementares. O primeiro estudo envolveu relatos de dois casais durante a experiência de viagem dos mesmos. O segundo estudo é composto por narrativas de viagem a dois por uma das partes do casal, com roteiro semiestruturado. O terceiro estudo abarcou entrevistas em profundidade com casais que possuíam acima de 18 anos e viajaram a lazer pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à data da coleta de dados. A análise dos dados se deu via análise de conteúdo do texto, por meio da categorização temática. Os resultados demonstram que a viagem a dois proporciona a criação de eventos memoráveis, em que estórias e situações vividas podem ser compartilhadas posteriormente entre o casal e seus conhecidos. Além da fuga da rotina, diversão e relaxamento, as datas comemorativas e as paixões em comum também são motivadores para viagens do casal. Assim, organizações de destino turístico devem identificar interesse em comum do casal para melhor atendê-los. As contribuições do estudo remetem à abordagem da experiência em grupo ao invés da perspectiva individual. 

Biografia do Autor

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pelo Cepead/ UFMG Mestre em Administração - UFMG
Bacharel em Turismo - UFMG

Kelly Cristine Oliveira Meira, UFMG

Graduanda em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Integrante do Núcleo em Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo.

Marlusa de Sevilha Gosling, UFMG

Profa. Associada de Marketing e EstratégiaCoordenadora Adjunta do CEGE - Pós- Graduação Lato sensu do CEPEAD-FACE-UFMG
Faculdade de Ciências Econômicas - UFMGCoordenadora do Neecim-TurEditora da Marketing & Tourism Review 

Publicado

2018-03-17

Edição

Seção

Artigos