Estruturação de Matriz de Impactos do Turismo: o caso do Agroturismo do Município de Santa Rosa de Lima/SC

Autores

  • Paulo dos Santos Pires
  • Francisco Antonio dos Anjos
  • Yolanda Flores e Silva Universidade do Vale do Itajaí
  • Josildete Pereira de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v3i1.135

Palavras-chave:

Turismo. Agroturismo. Impactos do turismo. Matriz de Impactos do Turismo.

Resumo

O desenvolvimento do turismo em áreas rurais e a avaliação de impactos no contexto do planejamento ambiental e ordenamento do território, constituem os dois principais eixos temáticos deste artigo que tem como objetivo estruturar uma matriz de impactos do turismo, adaptada do modelo universal da matriz de Leopold e aplicada ao município de Santa Rosa de Lima-SC, Brasil. A matriz contém em sua estrutura todas as atuações humanas relacionadas ao desenvolvimento do turismo (eixo vertical), bem como os âmbitos biofísico, sócio-cultural e econômico, potencialmente afetados por este desenvolvimento (eixo horizontal). A estruturação da matriz de impactos é produto de uma abordagem multi e interdisciplinar de uma pesquisa concluída em 2007, intitulada “Impactos e Riscos do Turismo nas Encostas da Serra Geral Catarinense - o caso de Santa Rosa de Lima”. Como consideração final, aponta-se a perspectiva da aplicação propriamente dita da matriz de impactos, com a atribuição de valores de magnitude e de importância para cada atuação humana em cada âmbito afetado, ao mesmo tempo que se constata a escassez de literatura nacional e internacional sobre a aplicação de modelos matriciais para a avaliação de impactos da atividade turística, fato este que também instiga uma futura investigação.

Biografia do Autor

Paulo dos Santos Pires

Graduado em Engenharia Florestal pela UFSM-RS; Pós-Graduado em Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto pela UFSM-RS; Pós Graduado em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI; Mestre em Engenharia Florestal - Área de Conservação da Natureza, pela UFPR; e Doutor em Ciências - Área de Geografia Humana, pela USP-SP. Atuação Profissional: Atuou no Serviço público municipal na área de meio ambiente; como Profissional liberal na área de Engª Florestal e Paisagismo; e atua como Professor da UNIVALI desde 1989 nos Cursos de Geografia e Turismo e Hotelaria; e Pesquisador e docente do Programa de Mestrado em Turismo e Hotelaria desde 1997.

É autor e editor de livros e artigos científicos na área de Ecoturismo, Turismo Sustentável e Impactos Ecológicos do Turismo. Atua como consultor ad hoc da Fundação O Boticário de Conservação à Natureza desde 1996.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3480178807550158

 

Francisco Antonio dos Anjos

Graduado em Geografia, Mestre em Geografia, Doutor em Gestão Ambiental, Pós-doutorado em Geografia Urbana/Ordenamento do Território, professor do Curso de Mestrado em Turismo e Hotelaria e do Doutorado em Administração em Turismo.

 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5675009830173154

 

Yolanda Flores e Silva, Universidade do Vale do Itajaí

Enfermeira e antropóloga. Doutora em Filosofia da Saúde, docente e pesquisadora do Programa de Pós Graduação Stricto sensu em Turismo e Hotelaria - Mestrado Acadêmico da Universidade do Vale do Itajaí.

 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5344296091176496

 

Josildete Pereira de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Master en Nature, Environnement, Société  e Doutorado em Geografia pela Université de Caen-Basse Normandie- França. Docente e Pesquisadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria e do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Paisagem e Morfologia do Ambiente Urbano. Possui publicações, realiza pesquisas e atividades de ensino focadas na ecologia urbana, meio ambiente urbano, turismo e meio ambiente, paisagem urbana, arquitetura paisagística, projetos de recuperação da paisagem e epistemologia do urbanismo e das ciências humanas.

CV Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6929185658172120 

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2009-06-17

Edição

Seção

Artigos