Turismo e política: Visibilidade/Invisibilidades de uma relação ambígüa. Exotismo e conflito nos novos cenários da cidade de Buenos Aires

Autores

  • Mónica Beatriz Lacarrieu Instituto de Ciencias Antropologicas de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.118

Palavras-chave:

Turismo. Cidadania. Territorialidades em conflito. Buenos Aires.

Resumo

O escopo deste trabalho é repensar o lugar do turismo em cenários de “crise” sócio-econômica e aparente aumento da insegurança e da violência urbana. Com foco na cidade de Buenos Aires, a proposte á analisar a relação contraditória e conflitiva que se estabelece entre o turismo cultural enquanto fator de desenvolvimento econômico e social e as “territorialidades em conflito”, onde determinados setores da cidadania sofrem, geralmente esquecidos pelas políticas do governo.

Biografia do Autor

Mónica Beatriz Lacarrieu, Instituto de Ciencias Antropologicas de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA), Argentina.

Directora Programa Antropología de la Cultura, Sección Antropología Social, Instituto de Ciencias Antropológicas, UBA. Investigadora Independiente CONICET. Profesora UBA.

CV Lattes: www.gestioncultural.org/ibertur/pdf/CVMLacarrieu.pdf

Downloads

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos