Motivações para visitar a Oktoberfest de Blumenau (BR) e Munique (RFA): uma análise comparativa utilizando a técnica Partial Least Squares

Autores

  • Sérgio Luiz do Amaral Moretti Universidade Anhembi Morumbi
  • Fabricia Durieux Zucco Programa de Mestrado em Doutorado em Turismo da Univali e Depto de Comunicação da FURB.
  • Hamilton Pozo Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i2.1044

Palavras-chave:

Costumes e Culturas. Motivações de Turistas para Viajar. Festivais. Oktoberfest. Partial Least Square.

Resumo

É impossível desenvolver ações eficazes de marketing turístico e planejamento da comunicação, sem uma compreensão das motivações dos turistas para viajar. O objetivo deste artigo é aprofundar o conhecimento dos motivos para viajar de visitantes de festivais. Com este propósito foi desenvolvido um instrumento de pesquisa formado por quatro constructos obtidos na literatura, cujos dados foram coletados por meio de um survey nas Oktoberfest de Blumenau (BR), com 432 entrevistados e Munique (RFA), com 285 entrevistados. A maioria das escalas foi confirmada mostrando a validade do instrumento. O estudo por meio de Partial Least Squares – PLS revelou que ambas as amostras buscam experimentar diferentes costumes e culturas e encontrar situações novas que não fazem parte do seu ambiente.  Os visitante também frequentam festivais para estar com amigos, reduzir a tensão, ansiedade e frustrações. A compreensão das motivações dos turistas para viajar contribui com novos subsídios para a elaboração de políticas públicas e o trade turístico.

Biografia do Autor

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, Universidade Anhembi Morumbi

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Fabricia Durieux Zucco, Programa de Mestrado em Doutorado em Turismo da Univali e Depto de Comunicação da FURB.

Doutora em Administração. Professora do Programa de Mestrado em Doutorado em Turismo da Univali. Professora do Depto de Comunicação da FURB.

Hamilton Pozo, Universidade Anhembi Morumbi

Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi

Downloads

Publicado

2016-05-10

Edição

Seção

Artigos