O Plano Diretor como estratégia de organização espacial e o planejamento turístico de Florianópolis-SC

Autores

  • Alina Gonçalves Santiago Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil
  • Carlos Loch Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil
  • Marinês da Conceição Walkowski Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i2.103

Palavras-chave:

Plano Diretor. Planejamento Sustentável. Turismo.

Resumo

O Plano Diretor, nesta pesquisa, tem como foco um estudo das relações entre política urbana, turismo e planejamento sustentável em Florianópolis. Estas relações serão contempladas pelas formas de ocupação no município, relacionados com o crescimento urbano e o incremento da atividade turística local. Este estudo se justifica pela necessidade de analisar o Plano Diretor como instrumento do Estatuto da Cidade e verificar ações que priorizem o turismo, percebendo quais os pontos devem ser melhorados. Sendo assim, o objetivo deste artigo, é analisar o Plano Diretor como estratégia de organização espacial e planejamento turístico de Florianópolis. Para tanto, a metodologia será uma pesquisa exploratória, a fim de descrever as características do Município e realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto. Como resultado desta pesquisa, foi observado que, no Plano Diretor existem poucas normas que limitem o uso e ocupação ilegal do solo na Ilha de Santa Catarina e conclui-se que faltam instrumentos legais mais eficazes e investir em ações de fiscalização pelos órgãos competentes.

Biografia do Autor

Alina Gonçalves Santiago, Departamento de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil

Arquiteta pela Universidade de Brasília (1979), Doutorado em Geographie - Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) - (1995). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Nucleo de Disciplinas de Projeto do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo desde 2008; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo de 2005 a 2007, e Sub-Coordenadora de 2003 a 2005. Coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo de 1996 a 1997 e Sub-Coordenadora de 1995 a 1996. Coordena o Grupo de Pesquisa Desenho urbano e paisagem (CNPq) e o Grupo de Pesquisa de Informática na Arquitetura - INFOARQ/UFSC desde 1997. Atua no Curso de Arquitetura e Urbanismo UFSC e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo PósARQ/UFSC com ênfase em paisagismo, projeto de arquitetura, planejamento urbano e turístico, sistema de informacao geografica, arquitetura da paisagem (currículo atualizado em 01/11/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5182318318276740

Carlos Loch, Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1979), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1982) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988). Atualmente é consultor ad hoch de varias revistas, entre elas, da Universidade Federal de Viçosa, consultor ad hoch da Universidade do Estado de Santa Catarina, consultor ad-hoc da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, membro titualr da comissão de cadastro e gestão territorial da Sociedade Brasileira de Cartografia, diretor executivo da Rede de Tecnologia Aeroespacial e Cartografica, representante estrangeiro - Deutsche Geodätische Kommission e professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: cadastro técnico multifinalitário, cadastro e planejamento urbano, geoprocesamento como ferramenta de gestão ambi, cadastro multifinalitario/ novas tecnologias e cadastro técnico multifinalitário (currículo atualizado em 26/11/2008).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1573696350142408

Marinês da Conceição Walkowski, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Santa Catarina, Brasil

Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2005) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Foi Monitora em planejamento turístico durante a graduação e representante do corpo discente de turismo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento estratégico em Municípios rurais e organização de eventos. Estagiou no Município de Alfredo Wagner desde 2003 e atualmente, atua como consultora prestando assistência técnica para o planejamento turístico no referido Município (currículo atualizado em 22/01/2009).
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7717325077742830

Downloads

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Artigos