Inovatividade, criatividade e gestão do conhecimento em bares, restaurantes e casas noturnas: um estudo em estabelecimentos de Curitiba – PR

Autores

  • Cicero Aparecido Bezerra Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação http://orcid.org/0000-0001-5027-9394
  • Jéssika Lisieux Marques Wronski Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7784/rbtur.v10i1.1013

Palavras-chave:

Bares. Restaurantes. Casas noturnas. Gestão do conhecimento. Inovatividade. Criatividade.

Resumo

Bares, restaurantes e casas noturnas representam um segmento de destaque no contexto turístico, especialmente dado seu impacto econômico e social. Porém, poucos estudos os têm associado a elementos que possam explicitar suas bases competitivas, especificamente, a gestão do conhecimento (GC), inovatividade (IN) e criatividade organizacional (CO) e, consequente, desempenho inovador (DI). Assim sendo, o presente estudo busca encontrar relações entre estes elementos e o faturamento nestes segmentos. Trata-se de um estudo exploratório que empregou análise de correspondência múltipla, efetuado em uma amostra de 60 empresas destes segmentos no município de Curitiba – PR, que indicou que os bares, restaurantes e casas noturnas que mais intensamente percebem as práticas de GC, IN e CO são aqueles que apresentam um DI mais elevado, como também registram classes mais elevadas de faturamento.

Biografia do Autor

Cicero Aparecido Bezerra, Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia de Informação

Graduação em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos Especialização em Gestão de Negócios e Finanças pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina Pós-doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Professor adjunto do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná

Jéssika Lisieux Marques Wronski, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2016-03-10

Edição

Seção

Artigos